-
Arquitetos: Natan Hostins design, VOO®
- Área: 418 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fabio Jr. Severo
-
Fabricantes: Archicad, Graniblu, Lights On, Portobello, Requintte, Selatto, Sofá Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo da família de ter um refúgio como moradia fixa foi o que deu origem a residência MMBC, localizada no tranquilo centro da cidade de Pomerode, em Santa Catarina. O terreno de esquina, envolvido por uma área verde de preservação, incentivou diretamente as premissas e diretrizes de projeto. A topografia em declive permitiu trazer a sensação do pavimento térreo estar flutuando, apoiado acima da garagem, onde o revestimento externo em chapa metálica preta evidência a sombra do mesmo e mantem a leveza visual do projeto.
A disposição da residência em formato “L” possibilitou a resolução de um conflito de condicionantes, já que o sol da manhã cobre a frente do terreno, mas a vista verde se encontra aos fundos. Para garantir pleno aproveitamento de ambas condicionantes, os quartos foram posicionados de modo a terem aberturas para os dois lados do terreno, onde painéis vazados garantem a privacidade da área intima quando necessário. O formato também proporciona a ausência de barreiras visuais, como cercas e muros, fazendo a própria casa atuar como limitante externo e interno. Área social e intima foram pensadas para estarem em extremidades opostas da residência, o que permite plena privacidade que cada ambiente necessita.
A estrutura em concreto aparente, metal e vidro proporcionam um clima vanguardista a residência. Os vazios criados na estrutura possibilitam perfeita relação com o entorno, abraçando a vegetação existente. Os espaços internos foram pensados de fora para dentro, refletindo no pouco uso de revestimentos combinado a composição de teto e pilares em concreto aparente. Em conjunto as pedras naturais, os acabamentos do projeto trazem a essência do natural e limpo, um respiro.
A marcenaria e a escolha do mobiliário solto trazem um ar minimalista. Com foco nos detalhes, optamos por utilizar cores neutras para destacar a luz e sombra. A madeira aparece em vários pontos da casa para trazer aconchego. Os espaços foram minimamente pensados para dar protagonismo a vista e a conexão com a parte externa.
A promenade até os dormitórios é um momento de pausa enquanto os moradores se deslocam pela casa. Você tem uma vista para verde e o canto dos pássaros a poucos metros na área de preservação. Nesse mesmo corredor criamos uma área de descanso e leitura, onde a vista é a principal protagonista do momento.
Além da madeira e do concreto aparente, a fachada recebe elementos vazados fazendo a marcação do principal acesso da casa. A solução adotada para trazer a estética desejada, aliada ao bom custo, foi intercalar peças de paver reforçando a ideia do limpo e natural.